2.4.12

Afinal o que é o futebol?


Afinal o futebol para vocês é o quê? Riem-se de mim se vos disser que futebol para mim é uma doença? Dói-me o peito de tanto sofrer na bancada, os dedos roídos sangram pedindo clemência, a concentração foge-me sempre que penso num símbolo, no símbolo do Sporting Clube de Braga, a voz, essa já cá não mora, mora a rouquidão no seu lugar, pois não me canso de cantar, não me canso de gritar e não me canso de sentir… Sentir o Sporting Clube de Braga percorrer-me as veias, sentir os punhos bem fechado e bem erguidos a cada golo, cantar em uníssono o que afinal os une, este amor, esta paixão, esta doença… Não se riem de mim? Então bem-vindos ao meu clube, pois sei que tal como eu se arrepiaram, tal como eu viram um qualquer golo do Sporting Clube de Braga enquanto liam, tal como eu leram com calma para melhor apreciarem o prazer que sentiram. Tal como eu são doentes, pertencem a uma legião de doentes, mas não somos doentes da bola, somos doentes pelo Sporting Clube de Braga, sonhamos com bandeiras, cânticos e palmas, orgulhámo-nos de cada página da história e recordamos com uma lágrima ao canto do olho e um arrepio por todo o corpo a entrada da nossa equipa, a equipa da nossa cidade, os Gverreiros do Minho no Aviva Stadium… Sofro por ti, passo a semana a pensar no próximo jogo e chegada à hora aperta-me o estômago, nasce aquele friozinho na barriga que me desatina o pensamento, que me mantem vivo, que me dá luz e que eu tanto adoro. Sou drogado e a minha droga é o Sporting Clube de Braga, não quero reabilitação, quero morrer assim, dependente, doente, mas feliz… Feliz por pertencer à melhor família do Mundo, onde dentro de um estádio se constroem laços que nem derrotas podem desfazer. À chuva, ao frio, percorremos quilómetros, fazemos sacrifícios, queimámos a pele debaixo de um sol tórrido, somos doidos, mas sorrimos! Cortam-nos as pernas, cortam-nos as tarjas, mas não nos cortam a voz e fazem-nos crescer a alma! Estamos cá para o que der e vier, estamos cá para gritar até sem ficarmos sem voz. Estamos cá para lutar sempre, um Gverreiro não desiste, não se esconde e as únicas lágrimas que verte são de orgulho e de alegria. Este é o meu futebol, que me tira o ar, me morde nos dedos, me faz abraçar toda a gente. É o lado bonito do futebol, o único lado que devia existir… Não te rias de mim, conta-me o que é o futebol para ti!

Sem comentários: