5.12.12

Diario da India III - Dia 32


Olho-me ao espelho ao acordar. Quase não acredito no reflexo. O ar desleixado que transpareço compara-se ao de um vagabundo. Na verdade é um pouco assim que me sinto, poia a única vontade que tenho é a de ir embora, e o mais rapidamente possível. Depois de ter adormecido com a dúvida sobre a partida para casa bem presente, tento ao pequeno-almoço obter a confirmação. Sinto uma explosão de alegria quando me garantem que amanhã entrarei num avião de volta para casa, para minha casa, ai que saudades… O sol parece brilhar hoje com mais alegria, ou talvez seja apenas eu e aluz que me invade no interior. Luz essa que me irá permitir dar a certeza de quando regresso quando ligar para casa. Porém, esta felicidade extrema tinha de ser interrompida. “Não vamos embora amanhã, nem penses, conta com mais uma semanita”. Preferia ter sido atropelado por um TATA passar o dia a carregar sacos de cimento, pelo menos não me doía tanto o peito. Que se passa por estes lado que parece que remamos cada um para um sitio diferente e descoordenadamente? Apetecia-me bater tudo para tentar libertar a raiva, apetecia-me desaparecer… Não quis acreditar e procurei confirmar a informação novamente. Respondem-me que aconteça o que acontecer eu amanhã parto para Portugal, e o que esforço era para que todos o conseguíssemos fazer. Devolve-me um sorriso ainda que bastante leve à cara esta informação. Começo-me a aperceber da falta de vontade de trabalhar dos Indianos e da falta de iniciativa, dizem-me que se sentem cansados, até os entendo em parte, pois eu também estou de rastos e muitos deles estão longe das famílias tal como eu, a única diferença é que eles estão no país que os viu nascer, eu estou do outro lado do mundo, sem comida decente e com os enlatados a acabar. Sento-me ao fim da tarde enquanto vejo o pôr do sol nos montes lá no alto, é a única coisa que me faz sentir em casa… É interrompido o momento com um telefonema em resposta à mensagem de ontem. Amanhã vou mesmo embora! A lágrima essa é de felicidade…

Sem comentários: