6.12.12

Diario da India III - Dia 33



Hoje é dia de partir. A mala cheia de roupa suja está feita e eu acordo mais cedo que o normal. Vou cortar a barba. Tarefa difícil visto que já tive o cabelo bem mais pequeno do que tenho agora a barba. Longos minutos depois lá consigo acabar a tarefa, nem pareço o mesmo, não sei se pela falta da barba se pelo sorriso estampado na cara. O clima por estes lados não está o melhor. E não falo do clima ambiental, falo das relações entre as pessoas. Notei nos últimos dias uma agressividade não natural e não normal nos indianos. Estão contra a nossa ida e têm feito tudo para que ela não se realize. Não temos ainda um carro que nos leve ao aeroporto, e os indianos passam a manhã toda a inventar pieguices do tamanho da minha barba hoje para nos atrasarem ao ponto de não conseguirmos viajar. Um deles, inocentemente, diz-me que ficaria feliz se eu perdesse o avião. Por momentos ganhei-lhe uma raiva enorme, mas preferi pensar que a barreira linguística o impedia de me dizer que gostou foi do tempo que por ca passei e o que lhe ensinei e que ria mais tempo… De entre as pieguices, obrigaram-me, de roupa limpa e preparado para ir para o aeroporto a entrar no recinto da fábrica e subir a um escadote manco para fechar um porta de um armário com um LCD dentro. Insistiam que não a sabiam fechar, mas pelo amor de todos os Deuses que eles têm, não sabiam rodar a porcaria de uma chaves? Arranjem outra coisa por favor… Já com carro preparado para viajar para o aeroporto e malas amontoadas entre a bagageira e o banco traseiro, entramos pela última vez na casa de hóspedes para um último chá e para a despedida. Os ânimos parecem mais calmos, mais sorrisos e mais descontração, talvez tenha sido o chá… Nós só queremos vir embora, dizem-nos para não termos pressa, que daqui ao aeroporto de Varanasi são só 30 minutos. Ainda assim decidimos partir às 11h30, não queremos arriscar. Pegamos nas sandes de queijo e nas maças gentilmente preparadas pelo cozinheiro e partimos rumo a casa. A cada portão verde e pesado que passo sinto-me mais perto de casa e mais perto de ti. O caminho até Varanasi é tortuoso, muitas populações, muito trânsito, muitas pessoas, muitas vacas, alguns comboios com cerca de 50 composições, vê-se de tudo por aqui. Um ligeiro despiste onde não estivemos envolvidos e que o motorista acha piada, mas eu não tenho vontade nenhuma de me rir. Temos de atravessar toda a cidade de Varanasi que é banha pelo Rio Ganges, o mítico rio Indiano. Por momentos sinto-me realizado por poder ver o Rio Ganges, mas ao ver a ponte que o atravessa, perco esse sentimento e sinto agora medo. Atravessámos a ponte sem grandes percalços e chegamos a Varanasi, reparo que a meia hora que nos falaram era errada, estamos ainda longe do aeroporto e já passa do meio dia. Raio do indiano careca de voz estranha… Depois de ultrapassada toda a cidade de Varanasi, depois de todo o seu trânsito caótico, das ultrapassagens apertadas, das travagens bruscas das vistas sujas e degradadas, da pobreza extrema e do que mais feio se pode ver no ser humano, lá chegamos ao aeroporto. Depois do controlo feito pelo exército à entrada do aeroporto, as malas de porão têm de passar pelo Raio X, e vá-se lá saber porquê, um funcionário do aeroporto coloca-nos à frente de uma fila com cerca de 20 pessoas. Não percebi, juro que não percebi… Chek-In feito, sandes de queijo no bucho, sorriso nos lábios estamos prontos para embarcar! Após alguma espera chegou a nossa vez de embarcar no avião “táxi” que vem de Kajuraho e tem como destino Delhi. Não escondo a satisfação ao perceber que estou a levantar voo, parto em busca do outro lado do Mundo, mas continuo demasiado longe, ainda assim sinto-me muito feliz e parece que já nem sinto cansaço nenhum. Chegados a Delhi o tempo de espera é enorme conseguimos um táxi para conhecer um pouco mais da cidade e da cultura. O motorista decide então levar-nos a uma loja de artigos tipicamente indianos, desde saris a elefantes de tamanho reduzido, dentes de marfim completos e tudo mais que se possa imaginar por estas terras. É tudo muito bonito mas o problema é que não podemos ver os artigos, pois temos um indiano que nos persegue por toda a loja a perguntar o que queremos que ele pode mostrar-nos e chega a dizer-nos que não nos podemos passear pela loja, temos de comprar, as coisas na loja não estão em exposição, são para comprar e não para ver. Ora se a minha vontade de comprar alguma coisa era pouca, esfumou-se completamente nesse momento, e viemos embora. Pedimos para ir ao maior centro comercial de Delhi. A viagem ainda é demorada e consigo por breves instantes apreciar o que realmente é a India conhecida pelo ocidente. Toda esta azafama, esta confusão e esta poluição. Um choque cultural enorme. Adorava poder captar cada fragmento para levar comigo e poder mostrar, é-me impossível, apenas o posso descrever com palavras. Chegamos então ao centro comercial onde tudo está na mesma, e como tal, voltamos à mesma Pizza Hut, fomos atendidos pelo mesmo empregado e sentamo-nos na mesma mesa. Só o pedido é que diferiu. Que saudades de uma pizza assim! Venha outra e mais sobremesa. Que saudade de comer algo doce, algo tão doce e tão enorme. Como era fácil de perceber, comeram mais os olhos que a barriga, mas soube-me tão bem… Ora de voltar ao aeroporto para apanhar o avião de regresso à Europa, de regresso à minha Europa…

Sem comentários: